segunda-feira, 11 de março de 2013

Santa Ignorância!


Deparei-me com uma pérola que já tinha visto faz algum tempo e resolvi, altruisticamente, partilhar com quem ainda não viu!

A revista Sábado resolveu entrevistar jovens universitários portugueses fazendo-lhes perguntas que uma criança do oitavo ano tem obrigação de saber. A questão é que estes batráquios deixaram-se filmar o que impede que alguém negue quer as perguntas quer as respostas.

Antes de passar à acção, permitam-me dizer que argumentos como "isto está manipulado, só meteram o que eles erraram" ou "estavam sobre pressão e ficaram nervosos" são tão válidos como dizer que esta geração tem futuro. As perguntas, como vão atestar a seguir, são do mais básico que poderia ser feito a uma pessoa que à partida terminou o ensino obrigatório!

Comecemos então:

-Qual é a capital de Italia? 
Entre alguns iluminados que respondem Roma, temos quem pense que é Veneza, Milão, Nápoles e para meu grande espanto uma bestinha que diz "Milão, sem dúvida!"

-Quem escreveu "Os Maias"?
Dizem que o senhor morreu recentemente ou "não me tá a vir agora o nome". Outro diz que não teve "isso" em português e por fim uma alminha depois de muiiiitttttooooo hesitar responde finalmente Eça de Queirós.

-Qual o maior campo de concentração Nazi?
Não sei, não faço ideia, eu sei isso todos os dias mas agora não me lembro, e por fim e melhor que todos " Eu não me lembro o nome mas era na Alemanha".
Não, não era, era na Polónia!

-Qual a fórmula química da água?
Sobre o sustento da vida de todos nós, dizem que é ph0 e que " eu nao tive nada disso no décimo segundo ano" Pois não querida, foi no oitavo ano se não me falha a memória!

-Quem é Manoel de Oliveira?
Sobre um senhor que além de milhares de prémios tem mais de 100 anos, dizem que estão indecisos entre se é escritor e um "senhor que faz filmes". Temos alguns não sei e não faço ideia e por fim um mágico " cinematógrafo português"

Deixo uma dica a todos os ignorantes, pior que não saber é fazer de conta que se sabe! Cinematógrafo é um aparelho que projecta......enfim, adiante!

-Quem é o presidente dos EUA?
Aqui eles já sabem, como já é estrangeiro as criaturas já dizem Obama! Salvo uma alminha que parou no tempo e diz Bush!
Pai ou filho pergunto eu? Ok, não vamos causar um aneurisma!

-Quem pintou a Mona Lisa?
Antes de sequer ouvir, juro que já sabia que iam dizer Miguel Angelo e Picasso, agora que alguém ia dizer Leonardo di Caprio sinceramente nem eu contava! Mas percebe-se, o Titanic tem uns toques renascentistas.....é antigo!

-Quem é o presidente da comissão europeia?
É um francês qualquer e o meu preferido de todos de todo o sempre e até todo o infinito....." é um ser qualquer cujo nome eu desconheço bastante"
Amigo, tu não desconheces bastante, ou desconheces ou conheces!
Como é óbvio temos inúmeros " eu não gosto de política isso passa-me ao lado"

-Em que ano foi o 25 de Abril?
Temos alguns 75 ou 73.....boa pessoal, foi quase, mesmo ao lado!
Mas o que me mata, é o " eu tenho uma educação em inglês e não faço ideia" Ou seja, como eu tenho uma educação em português, morro se souber a historia inglesa.....faz sentido!

-Capital dos EUA?
Destaco Inglaterra e California como surpresas, para além do óbvio Nova York

-Quem era o "Padrinho"?
Tom Cruise ou...............Vasco Santana.

-O maior mamífero do mundo é?
O mamute, que está extinto ou o Leão? Qual será?

-Quem pintou a Capela Sistina?
Nao faço ideia não ligo a essas coisas....óbvio! Mas ainda mais óbvio era alguém vir dizer agora Da Vinci não era?

Como se chama o fundador da Microsoft?
-Seteven Johns ou aquele senhor que morreu faz pouco tempo, o Gill Bates.

-O que significa LOL?
Eu não ia pôr esta porque não considero grave mas quando alguém responde "brincádéra" eu tenho que me indignar! "brinacádéra" é a vaga que te deram no ensino superior português!

-Quem escreveu o "evangelho segundo Jesus Cristo"?
Não sou católico, não ligo a religião ou melhor que tudo " não sou católica mas sei lá, Moisés?"
Precisamente por não serem deviam saber suas bestas!

Esta é a geração que vai para a rua gritar e pedir coisas! É a geração que acha que as propinas são caras e que diz que religião, política, artes e ciências não são com eles!

Eu só pergunto, o que é com eles?

Queriam um futuro, era isso não era?




Sem comentários:

Enviar um comentário